A Sabedoria e o Reinado de Salomão: Uma História de Poder e Provérbios

Imagem
  A Sabedoria e o Reinado de Salomão: Uma História de Poder e Provérbios HISTORIA DE SALOMAO Era uma vez, há milhares de anos, em uma terra abençoada pelas promessas divinas e carregada de mistério, onde os raios do sol dançavam entre os cedros e os rios cantavam canções antigas, que um grande rei ascendeu ao trono. Seu nome era Salomão, e sua história é uma tapeçaria tecida com fios de sabedoria, riqueza e poder. A Ascensão ao Trono Salomão nasceu de uma união entre o Rei Davi e Bate-Seba, uma mulher de grande beleza e sabedoria. Desde jovem, sua mente era afiada como uma lâmina de bronze, e seu coração estava repleto de compaixão e coragem. Após a morte de seu pai, Davi, Salomão foi coroado rei de Israel, herdando um reino poderoso, mas também repleto de desafios. A Sabedoria Divina Uma das histórias mais conhecidas sobre Salomão é aquela em que ele pediu sabedoria a Deus. Em um sonho, o Senhor apareceu a ele e ofereceu-lhe qualquer coisa que desejasse. Em vez de riquezas ou

PUREZA E ESTABILIDDAE COM DEUS


Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." (Salmo 51.10)

O Salmo 51 é a canção que o rei Davi escreveu após a revelação de seu pecado, que envolvia o adultério com Bate-Seba e a morte do marido dela. Davi havia cometido uma crueldade humanamente indesculpável, duramente condenável por quaisquer padrões de julgamento, e o profeta Natã delatou publicamente o impropério do rei.


Davi reconheceu seu erro, chorou amargamente e clamou a Deus por misericórdia. Ele implorou que seu pecado fosse lavado e sua culpa fosse apagada. Não se justificou. Não tentou ludibriar, enganar o Senhor, nem seu profeta. Davi simplesmente suplicou pelo perdão divino, mostrando mais do que a dor do remorso. Ele demonstrou com humildade uma verdadeira disposição para a mudança. Davi se arrependeu no pó e na cinza, desejando ardentemente permanecer na presença do Senhor.



No meio desse salmo, um pedido especial me chama a atenção. No verso 10 Davi pede ao Deus Criador que crie dentro dele um coração puro e um espírito estável (firme, reto). Davi entendeu que a causa fundamental de sua transgressão era a sua impureza e a sua inconstância. Somente a pureza de seu coração e a estabilidade do seu espírito fariam com que seus atos posteriores fossem transformados segundo a vontade de Deus.

Esta é a oração que eu e você precisamos fazer. É disso que precisamos para que nossa vida seja santa: Pureza e Estabilidade. Ao longo de toda a Bíblia, é fácil perceber que uma pessoa cheia do Espírito Santo produz o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23), porque o seu coração não tem segundas intenções, e o seu espírito não varia conforme as circunstâncias.





Pureza de coração tem a ver com simplicidade, confiança e paz interior. Quem não é puro e simples como uma criança, não tem acesso ao Reino de Deus. Quem é puro ama, se entrega, confia, dedica, serve, doa. Quem é puro não se pergunta sobre as vantagens que pode tirar de seus atos, nem quanto dinheiro pode ganhar com aquilo. Só quem é puro de coração pode ver Deus (Mateus 5.8). 

Ainda que o corpo tenha experimentado a mistura, o coração pode ser purificado por Deus e se tornar um coração de criança. Para isto é preciso liberar perdão, abandonar a mágoa, esquecer a ofensa sofrida, a dor e o sofrimento enfrentados. Quem vive em desconfiança, com o pé atrás, com o medo de ser enganado(a) ou machucado(a) novamente não consegue a pureza de coração. O amor lança fora o medo. O coração quebrantado e contrito confessa abertamente seu pecado sem se preocupar com sua reputação. 


A pureza é como a virgindade. Ainda que um dia você tenha sido violentado(a), você pode se casar com alguém e se entregar como se fosse a primeira vez, de livre vontade, com a pureza de um(a) iniciante, pois você agora o faz com amor, consciência e legitimidade. Da mesma forma, espiritualmente falando, um coração outrora impuro, avarento, desconfiado, machucado, violentado, estuprado pelas perversas garras da religiosidade, da avareza e da exploração pode se purificar e se dar ao Senhor Jesus com a doçura de um(a) adolescente que se consagra a Cristo desde o início de sua vida. O Senhor te aceita e te recebe em seus braços com a alegria de quem acaba de ter um(a) novo(a) bebezinho(a). Ele te ama hoje sem levar em conta seu passado, por mais sujo que tenha sido.


A estabilidade de espírito é a outra face da moeda da pureza. É preciso ser o mesmo sempre. É preciso ter firmeza e não mudar. Ainda que chova canivete, mesmo que os meus amigos se levantem contra mim, ainda que as igrejas fechem as portas, mesmo que haja dúvidas em alguma parte da minha mente, o meu espírito segue reto, inabalável, constante, estável, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Assim como Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, assim também nós, à sua imagem e semelhança, não podemos ser como ondas inconstantes ou nuvens de fumaça, que ora vem e ora vão, de acordo com a fase da lua, com a posição dos planetas no céu ou com a cor do extrato na conta bancária.


Estabilidade é a capacidade de não reclamar quando não houver o que comer e de não se lambuzar quando o diabo colocar o banquete para você comer. O espírito constante não abandona a fé nem desafia a justiça de Deus em troca de uma fatia de picanha, de uma promoção no trabalho, de uma gorjeta na conta ou de uma noite de amor. 


O espírito estável é aquele que chora quando há tristeza, dá risada quando há alegria, mas não se abala em desespero nem se ensoberbece em desprezo. Ele sabe que nem a morte, nem a vida; nem poderes humanos, nem anjos, nem demônios; nem o presente, nem o passado, nem o futuro; nem altura, largura ou profundidade; absolutamente nada no céu, na terra ou debaixo da terra pode o separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo, nosso Senhor, porque o espírito reto sabe que é mais do que vencedor por causa desse amor (Romanos 8.37-39).


Pureza sem estabilidade é presa fácil das circunstâncias, do sol e da chuva. Estabilidade sem pureza pode facilmente se tornar fria e calculista. As duas coisas juntas nos levam ao quebrantamento e à fidelidade que Deus quer de nós. Faça como Davi: peça a Deus Pureza e Estabilidade, e assim Ele fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem, e para o estabelecimento do Reino de Justiça, Verdade e Misericórdia do nosso Salvador e Senhor Jesus.

COMPARTILHAMENTO

Postagens mais visitadas deste blog

Os Dez Mandamentos de Deus

qual o signifivado de dizimo e oferta