HISTORIA DE JÓ

Imagem
 HISTORIA DE JÓ O livro de Jó é um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento. Aqui está um resumo: História de Jó 1. Introdução (Capítulos 1-2): Jó é apresentado como um homem justo e temente a Deus, rico e com uma família grande. Satanás desafia Deus, sugerindo que Jó é fiel apenas porque é abençoado com riqueza e saúde. Deus permite que Satanás teste Jó, tirando suas posses, seus filhos e sua saúde, mas não sua vida. 2. Diálogos e Debate (Capítulos 3-31): Três amigos de Jó (Elifaz, Bildade e Zofar) vêm confortá-lo, mas acabam discutindo com ele. Eles acreditam que o sofrimento de Jó é resultado de algum pecado secreto. Jó mantém sua inocência e clama por uma audiência com Deus para entender sua dor. 3. Eliú (Capítulos 32-37): Um quarto amigo, Eliú, intervém, oferecendo uma perspectiva diferente. Ele sugere que o sofrimento pode ser um meio de Deus disciplinar e purificar as pessoas, e não necessariamente um castigo por pecados específicos. 4. Deus Responde (Cap...

AS DESCOBERTA DA MULHER BOA SAMARITANA RELATO BIBLICO

AS DESCOBERTA DA MULHER BOA SAMARITANA RELATO BIBLICO 

A MULHER SAMARITANA


A história da mulher boa samaritana é encontrada no Novo Testamento da Bíblia, no Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 25 a 37. É uma parábola contada por Jesus para ensinar sobre o amor ao próximo.

Na história, um doutor da lei se aproxima de Jesus e pergunta o que ele precisa fazer para herdar a vida eterna.

Jesus responde perguntando o que está escrito na lei, e o doutor responde citando o mandamento de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Jesus concorda e diz que ele deve fazer isso.

O doutor, querendo justificar a si mesmo, pergunta a Jesus quem é o seu próximo. Jesus, então, conta a história da mulher boa samaritana.

Na parábola, um homem é assaltado por ladrões e deixado à beira da estrada, ferido e inconsciente.

Um sacerdote e um levita passam pelo homem, mas evitam ajudá-lo. Então, uma samaritana, que era vista como inimiga dos judeus na época, passa pelo homem e se compadece dele.

Ela o ajuda, cuidando de suas feridas, colocando-o em seu próprio animal e levando-o para uma estalagem para que pudesse ser tratado.

Jesus pergunta ao doutor da lei quem dos três foi o próximo do homem que havia sido assaltado, e o doutor responde que foi a samaritana.

Jesus então diz para ele ir e fazer o mesmo, ou seja, amar ao próximo como a si mesmo, independente de quem seja essa pessoa.

A história da mulher boa samaritana é considerada uma das mais conhecidas e importantes parábolas de Jesus, ensinando a importância da compaixão, do amor ao próximo e da ajuda aos necessitados, sem considerar sua origem, posição social ou religião.


Comentários

COMPARTILHAMENTO

Postagens mais visitadas deste blog

O Truque da oração

HISTORIA DE JÓ